sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Por que a Tantos Bruxos Solitários?

A Muitos Bruxos: Calculando que aja uma media de 1 interessado em magia e bruxaria para cada mil pessoas (alguns dizem que é bem mais do que isso).  Teremos em uma cidade como Taubaté cerca de 280 bruxos ou interessados em bruxaria.


Grupos Pequenos: Grupos geralmente tem de 3 a 8 membros, dizem que o numero de pessoas de um coven é 13, mas é raro o grupo que chega a esse numero, muitos grupos de estudo começam com 20 pessoas e o numero cai para 1/3 em um ano.

Covens Tradicionais: Não a muitos covens e os que existem tem seu sistema próprio o que faz com que a pessoa que entra ter que aderir as regras do grupo são do tipo “se não gostou sai”.
Pois raramente um coven que já existe a um bom tempo vai mudar para se encaixar a pessoa que entra.

Grupos Muito Abertos: Muitos grupos não tem estrutura rígida e não tem uma liderança firme o que acaba fazendo com que pessoas entrem e saiam a todo tempo, esse tipo de coisa enfraquece o grupo.

Pessoas Avulsas: Avulsa significa solta, se você notar as pessoas tem dificuldade de ancorar em uma tradição, porque elas querem que o mundo se adapte a elas, querem uma espiritualidade que seja moldável as suas necessidades. TODOS queremos ser entendidos e respeitados e não mudar para agradar outros.



O Que Acaba com os Grupos?

Já devem ter ouvido que a maioria dos grupos não dura mais do que
um ano, sim é verdade, geralmente a causa disso é colocar pessoas muito diferentes no mesmo ambiente, temos que respeitar as diferenças, mas em um grupo quanto mais sintonia melhor.
Outra causa de rachas é infantilidade, tem bruxos que sabem muito sobre magia e ritualística, mas não conseguem entender que outros bruxos tem ideias e ideologias diferentes, por exemplo, liberação do uso da maconha (não que eu use, mas apoio o direito da pessoa de usar o que quiser).
Sem Falar da FOFOCA que mata a confiança, já é difícil confiar nas pessoas o que dirá com desconfianças, a pessoa que entra no grupo ou ao menos vem para assistir a um ritual quer se sentir seguro e não com medo de dizer algo e alguém espalhar para todo mundo.

Bruxos Ditadores: São muitos e estão em todos os lugares e
tradições, de todas as idades e estilos, são pessoas que consideram seu conhecimento tão precioso que acham que só eles tem, mas não percebe que esse conhecimento não tem dono.
Geralmente são tão confiantes que chegam a ser arrogantes, nunca estão errados, nunca se confundem ou outros que se confundem, são amigos de todos, os outros é quem criam problemas com eles.

Conclusão:
Por causa de tradições muito rígidas que perdem seguidores na mesma velocidade que ganham e grupos muito abertos que são formados por pessoas avulsas os grupos de hoje tem que encontrar um equilíbrio se quiserem sobreviver.
EQUILIBRIO é a chave que poucos tem, muitos querem encontrar, mas nunca conseguiram, a Wicca tem um entre muitos desafios, Equilibrar as crenças do passado com o mundo que se moderniza mais a cada dia.