terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Qual o Significado do Natal para um Bruxo?


Especulando sobre a "Entidade" Papai Noel:

Uma Teoria diz que O Papai Noel realmente “existiu”, era um idoso sem poderes mágicos e que gostava de dar presentes para crianças, presentes que ele mesmo fazia, provavelmente ele deveria ter habilidades em carpintaria como Jesus.
A Historia teria vivido por décadas ou seculos como lendas até chegar o capitalismo moderno e transformar a imagem do bom velhinho em algo que estimula o consumismo de forma agressiva no estilo, "todos precisam ganhar um presente", "todos tem que dar alguma coisa a alguém".

Mas o bom velhinho em si é um ser misterioso, mas por quê?
NENHUMA entidade ou Deus, Anjo, Demônio, Elemental da algo para alguém de graça, nem o Deus Cristão da algo para alguém sem pedir amor ou fé em troca.
Mas diferente de TUDO  o Papai Noel da presentes a crianças apenas por elas terem sido boas?
Seria possível que a ideia de alguém te dar um presente a alguém por ela ser boa seja uma especie de recompensa do universo. O mais provável é que a ideia seja para estimular um comportamento condicionado nas crianças, mas hoje esse comportamento estimulado não funciona, já que independente se a criança tiver sido boa ou ruim, vai receber um presente no natal, as vezes a criança que mais faz pirraça é quem ganha mais, já que ela é quem mais pede. 
Especulações a parte, nenhuma entidade da nada a ninguém de graça, nem mesmo o Papai Noel. É costume deixar para o Papai Noel leite e biscoitos, lembrando uma especie de oferenda, as guirlandas e enfeites de natal servem como uma especie de ritual para atrair a entidade, me vem a mente que muitas vezes nos filmes eles se referem a "Espirito do Natal".
Como muitos sabem o Natal 25 de Dezembro é a data de nascimento de muitos deuses pagãos e que Jesus teria nascido no meio do ano, mas a Igreja Católica mudou o nascimento do seu Deus para fazer os pagãos se identificarem com Jesus. 
E como aqui se faz e aqui se paga, o Papai Noel como entidade inventada pelos homens (todas são) faz frente e desafia Jesus pelo protagonismo do natal, existem mais filmes com temática de Papai Noel do que do nascimento de Jesus.

Simbos do Natal:

Voltando ao assunto da festa de natal, temos o Yule (Solstício de Inverno 21 de Dezembro no Hemisfério Norte), uma festa pagã celebrada na Wicca (minha religião), e o atual natal traz muito dos símbolos pagãos usados no Solstício de Inverno e demais celebrações que ocorriam entre os pagãos nessa espoca do ano.
O vermelho representa o sangue menstrual, traz consigo a força de vontade em viver, o branco é a pureza da neve, o preto é a cor do sagrado feminino, da noite e dos mistérios, o verde é a cor dos pinheiros, cor da natureza, a estrela representa a magia, o pentagrama, as guirlandas servem para afastar os maus espíritos, as velas acesas é para o Deus da Luz, no próprio paganismo existe a crença da criança da promessa, um príncipe, ou semi Deus que vai nascer para salvar o seu povo.
Se pensarmos bem o próprio Papai Noel usa um chapéu pontudo, voa pelos céus, as bruxas eram acusadas de voar em suas vassouras, ele tem poderes mágicos, fala com animais, os duendes trabalham para ele, e ele vive em um lugar magico e especial, ele parece ser imortal e sabe de tudo e de todos.
Eu acredito que o Papai Noel exista no reino das formas pensamentos como sendo uma boa ideia que traz uma mensagem de positividade e esperança as crianças, ate mesmo para os mais pobres.

O qual o Significado do Natal para um Bruxo?

Nada ou Tudo, o Natal esta perdendo seu simbolismo ao longo do
tempo, temos o significado que o cinema quer nos empurrar que é o mais idealista, outro é o que o comercio quer nos empurrar, e outro significado religioso que as igrejas tentam desesperadamente convencer que essa é uma festa cristã, sendo que não é bem assim.
O Verdadeiro significado do Natal é que ele é uma guerra fria de empurra, empurra, em que todos os lados querem tirar proveito, não é a minha época favorita do ano, não me importo muito se um dia essa festa acabar ou sofrer uma drástica mudança.     

Por: Marcus Vinicius Góes Soares   

Leia: Yule o Solstício de Inverno


                         Curta: Tenho Orgulho de ser Wiccan