quinta-feira, 16 de outubro de 2014

7 Perguntas Sobre a Bruxaria

1 - Existem Livros Sagrados como a Bíblia na Wicca?

Não, como a Wicca é uma religião livre, não pode haver livros ou textos que obriguem seus praticantes a seguir uma doutrina especifica, mas muitas tradições tem seus textos, geralmente o “Livro das Sombras” original do fundador da tradição, mas nesse sentido eles não são para todos.



2 - Existem Bruxos Solitários?

Sim, a grande maioria dos bruxos no mundo são bruxos solitários e nunca participaram ou freqüentaram um grupo, a poucos grupos no mundo e mesmo os poucos que existem, é difícil achar um que combine com nossas energias e idéias.


3 - Os wiccans tem algum tipo de hierarquia?

De modo geral não, a verdade é que a tão poucos grupos de bruxos

que se juntassem todos eles não dariam nem um terço dos bruxos no mundo, isso faz com que a bruxaria popular, a bruxaria da maioria não tenha hierarquia de nenhum tipo, mas os grupos tem sua hierarquia que pode ser rígida ou flexível.



4 - É preciso ser Iniciado para fazer Magia?

Não, quase todos os povos e religiões tem sua forma de magia, mesmo que não chamem assim, sua forma de manipular as energias a seu favor, isso significa que a pessoa pode estar fazendo magia sem se dar conta disso.



5 - Existem Objetos Mágicos? 

Sim, nós os chamamos de instrumentos ou acessórios, mas nenhum deles fazem “efeitos especiais”, pois o verdadeiro poder vem de nós mesmos, água é apenas água ate que nós a purifiquemos.


6 - A Wicca tem calendário litúrgico?

Sim, nos bruxos comemoramos os sabás (Yule, Imbolc, Ostara, beltane, Litha, Lammas, Mabom e Samhain) que são os grandes festivais pagãos, eles são como feriados para nós e temos o esbás que são os rituais que ocorrem nas luas cheias, porem tradições diferentes podem ter rituais com nomes diferentes, mas geralmente seguem a mesma linha de pensamento que os esbás e sabás. 


7 - Algumas Crenças do Paganismo vem do Espiritismo?

Não, o paganismo vem do velho mundo e existe a mais tempo do que o cristianismo, portanto se existem crenças semelhantes os espíritas é quem emprestaram do paganismo.



(Retirado do livro das Sombras de Marcus Vinicius Goes Soares)
Perfil: https://www.facebook.com/marcusvinicius.goessoares


https://www.facebook.com/orgulhowicca