quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Leia sobre Hierarquia e Grupos


Os wiccans tem algum tipo de Hierarquia?




De modo geral não, porem os grupos podem ter. A verdade é que ha tão poucos grupos de bruxos que se juntassem todos eles não dariam nem um terço dos bruxos no mundo, isso faz com que a bruxaria popular, a bruxaria da maioria não tenha hierarquia de nenhum tipo, mas os grupos tem sua hierarquia que pode ser rígida ou flexível, compartilhada, democrática.


Quais são os grupos de Bruxos?

Os nomes variam, mas no geral são:

Grupo de Estudo: é mais que um grupo de estudos, é um grupo de
estudos e praticas, no geral estudam o básico da Wicca e as vezes algumas mitologias e alguns fazem os sabás e os esbás, não tem muita hierarquia, são mais conhecidos como “círculos” ou “circulo de estudo” ou só como “grupos de estudos”.

Coven: coven vem do inglês arcaico e significa assembléia ou conventiculo, um coven é um grupo mais serio que treina e ensina os bruxos em seus vários graus, não tem aulas comunitárias como os grupos de estudo, mas tem aulas individuas para cada membro dependendo do seu grau, e tem geralmente uma hierarquia mais rígida que os círculos, alguns covens mantem grupos de estudo.
Tradição: são especiais, diferentes de um coven, pois uma tradição pode ser seguida por apenas uma pessoa ou por milhares, ela não se limita a covens ela é um sistema de magia que uma ou mais pessoas desenvolveram e esse sistema de magia e crenças funciona.


Por: Marcus Vinicius Goes Soares



Curta: Tenho Orgulho de ser Wiccan