sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A Lua e suas Fases na Magia


“Lua, Minha amada Lua,
sua luz inspira as paixões
 e emoções que reinam na noite”

Tudo o que você viu acima mostra que a lua esta relacionada ao feminino a Deusa, existem muitas deusas da lua e elas estão ligadas a magia, Artemis a virgem Deusa caçadora dos gregos o equivalente a Diana senhora das bruxas, Isis a mãe do Egito, Cibele e Selene, Hécate Deusa das feiticeiras na Grécia, Ceridwen dos Celtas.
Os antigos associaram cada fase da vida com cada face da lua:


Lua Crescente – Donzela (juventude): Abrange do nascimento a
maturidade, nas meninas é ate a primeira menstruação e nos homens quando nasce barba (levando em consideração que as pessoas antigamente se casavam e tinham filhos aos 13, 14 anos).
A donzela é a Deusa virgem, a Deusa Caçadora, Senhora das matas e dos animais, essa é a fase da vida em que estamos aprendendo, crescendo cometendo erros e aprendendo com eles. Fazemos magia nessa fase para crescimento, fertilidade, para coisas que queremos que comece bem, pois se algo começa bem ela termina bem.


Lua Cheia – Mãe (maturidade): Se estende do nascimento de um filho a época que seu neto nasce, pois assim que um filho tem outro
filho ele deixa de ser uma criança e vira um adulto, homem ou mulher. A Deusa Mãe é a nossa mãe, minha e sua, Deusa da Terra, da lua, da magia, fertilidade, prosperidade e abundancia, Deusa da casa e da família, da paz e maternidade, nas noites de lua crescente os homens saiam para caçar e na lua cheia eles ofereciam aos deuses os ossos e a gordura dos animais.
Nessa fase, fazemos magias de prosperidade, abundancia, fartura, agradecemos aos deuses, nesse momento é próprio para fazer tudo para crescer e prosperar, vencer e conquistar.


Lua Minguante – Anciã (velhice): Daí vem o termo 3ª idade, para os antigos, a terceira idade começava quando a pessoa tinha seu
primeiro neto, pois poderia passar seus conhecimentos a diante, os anciãos são os mais sábios e experientes, nos covens wiccans os anciãos são aqueles que já passaram pelo cargo de Alto Sacerdote ou Alta Sacerdotisa, ou que já estão na tradição a muito tempo, porem quem já foi sacerdote ou sacerdotisa dos deuses sempre será um sacerdote ou sacerdotisa, mesmo depois da morte, mesmo em outra vida. A Anciã, é a velha, a senhora da sabedoria e do tempo, nessa época fazemos magia para alguma coisa minguar, acabar, se enfraquecer, ir embora, como uma doença que queremos que acabe ou algum inimigo que queremos afastar.



Lua Nova – Lua de Sangue (a morte): A lua negra ou lua de sangue é a fase da lua em que ela não aparece, é a fase da morte, não há vida, na terra há fome, não a caçadas, nada vai para frente,
então por esse aspecto de morte e falta de luz ela foi chamada de lua de sangue, esse é um período de resguardo, atenção e paciência. A carta numero 13 (13 luas tem o ano) do Taro é a “carta da morte”, ela é um ceifeiro que tem a foice em forma de meia lua, ela representa morte e renascimento, o fim de algo e inicio de um novo começo, por isso chamamos a lua negra de lua nova, lua das renovações. Fazemos magias nesse dia de quebrar maldições, acabar com magias negras, acabar com o olho gordo e inveja, e novos começos, porem a recomendação é não fazer magias nessa época.


Por: Marcus Vinicius Goes Soares



Curta: Tenho Orgulho de ser Wiccan