sexta-feira, 10 de julho de 2015

Falando sobre o Altar

Não existe o formato ou jeito correto de arrumar o altar, porque varia de tradição para tradição, em algumas não se coloca nada de metal em cima, em outras, nada que não seja natural e algumas exigem que todos os instrumentos estejam encima do altar e que sejam feitos pelo seu usuário, nada de comprar na lojinha.
Eu sou mais eclético, ou seja, como o meu altar vai ficar, muda conforme o objetivo do meu ritual, mas na Wicca existe um consenso que eu sigo, que é o “altar dos elementos”, que diz que no altar deve estar um representante de cada elemento, e haver um equilíbrio, ou seja, se tem dois representando a terra, vai ter dois representando a água, o ar e o fogo.
Normalmente as pessoas colocam os objetos do elemento ar no leste, fogo ao sul, água ao oeste e terra ao norte, no centro são colocados objetos ou neutros ou de poder pessoal seu.
O altar pode ser circular, oval, retangular, desmontável, quando eu uso a minha mesa de mármore eu a limpo e depois a purifico, mas não uso nenhuma toalha, a toalha varia de cor, geralmente a cor esta em sintonia com o objetivo do seu ritual.
Na Wicca os bruxos não fazem oferenda de carne, nem sacrifícios animais, isso significa que nada no altar tem carne, isso inclui as comidas que serão ofertadas, muitos bruxos nem colocam objetos que sejam eletrônicos, mas você pode colocar musicas para tocar, é só pesquisar na internet que você encontrara um monte de musicas com varias temáticas.
É claro que o radio não ficara encima do altar, se quiser tirar fotos, tire a vontade, o ritual é seu, afinal de contas tanto o radio quanto a câmera são movidas por energia elétrica e eletricidade esta na natureza, existe até alguns tipos de magia que usam eletricidade como fonte de energia, mas não é o meu caso.
Pesquise na internet altares por altares pagãos, para você se inspirar, faça aquilo que você sentir que deve fazer, cuidado para usar objetos que tragam energias negativas ou que possam atrapalhar o seu ritual, não é necessário ter todos os instrumentos e nem colocar eles no altar, se você não vai usar.


Objetos no Altar:

Ao leste: incenso, sino.
Ao sul: uma vela de preferência vermelha, uma estatua de salamandra, dragão, pirâmide ou enxofre, um punhal ou varinha.
Ao oeste: taça com água, óleo, perfume.
Ao norte: um prato com sal, cristal, pedra, estatua de gnomo.
A direita ou centro: uma imagem do Deus, vela amarela como o sol.
A esquerda ou centro: uma imagem da Deusa, vela preta como a noite.
Centro: caldeirão, taça com vinho, oferenda de pães e bolos.
Próximo do sacerdote: a varinha ou punhal.



Por: Marcus Vinicius Goes Soares