sábado, 1 de agosto de 2015

FALANDO SOBRE O SABÁ DE IMBOLC

OS VÁRIOS NOMES

Imbolg ou imbolc (pronuncia=se i immol g que significa "no ventre"), Oimelc, Candlemas (origem pagã, dela se originou a festa da candelaria), Treguenda Lupercalia (origem italiana a festa de Luperculos), dia da Senhora, Candelaria (origem cristã festa da candelaria ou dos candelabros), Festa de Brigt.
Para uma mesma data nós podemos dar vários nomes, pois para cada nação e religião tem seus próprios costumes, ás vezes significados diferentes, por exemplo as estregas (bruxas italianas) é Lupercalia (Festa de Luperculos o filho da Deusa o portador da luz) e para a Wicca é imbolc.


OS HEMISFÉRIOS 

Como sabem enquanto no hemisfério Sul aqui no brasil na America do sul é inverno nos Estados Unidos na Europa o hemisfério Norte é verão, pois estão nos em hemisférios diferentes essas datas os sabás são acontecimentos baseados na Natureza na posição do Sol. 
De modo que se estamos no hemisfério sul e aqui essas datas estão invertidas pois obedecem a sincronicidade da natureza devemos celebrar os Sabas de acordo com a nossa natureza de acordo com a natureza do hemisfério sul.

HEMISFÉRIO SUL: 1 DE AGOSTO


O SIGNIFICADO:

Este sabá os celtas o dedicavam a Deusa Brigit, Senhora da Poesia, da Inspiração, da Cura, da Escrita, da Metalurgia, das Artes marciais e do Fogo, esse é um sabá do fogo uma festividade solar nesta época do ano o sol esta se recuperando do inverno, o clima sta se aquecendo a luz aumenta os dias ficão mais longos e as noites mais curtas. A ênfase neste sabá não é no calor e sim na luz no novo começo na Europa antiga nevava e as sementes ficavam congeladas no solo, imbolg (pronuncia=se i immol g que significa "no ventre") a terra é a mãe a Grande Mãe e após o inverno em imbolg a terra descongelava e assim as sementes poderiam nascer do ventre da mãe, o ventre da Grande Mãe.
Por isso este sabá significa um novo começo o renascimento o momento em que a luz aumenta e se fortalece expulsando da terra a morte, o frio e a escuridão.


TRADIÇÕES DE IMBOLC
  • É tradição ascender velas amarelas e laranjas para simbolizar a criatividade e a alegria que vem a Terra.
  • Ascender uma vela em cada cômodo da casa simbolizando a luz que entra em nossas vidas.
  • Fazer trabalhos artísticos para aproveitar as energias de criação que estão presentes no ambiente.
  • Ascender uma vela dentro do caldeirão (o útero da criação ou o universo) “luz dentro do útero divino”.
  • Ascender 13 velas e colocar como se fosse uma coroa na cabeça da sacerdotisa.

Por: Marcus Vinicius Goes Soares