quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Comentários sobre a Série Sobrenatural

Sobrenatural ou Supernatural em Ingles, estreou no ano de 2005,
agora em 2015 estamos na 10ª temporada, indo para a 11ª, cada episodio durando mais de meia hora, são mais de 200 episódios.

A serie tem problemas, não é perfeita, mas as qualidades superam os problemas, afinal de contas nenhuma serie dura 10 temporadas se não tiver um publico para sustentar, apesar de muitos terem parado de seguir a serie ao final da 5ª temporada, existem poucas series que chegaram a ter esse numero de temporadas e episódios.

Com muitos críticos e fãs, alguns acusam a serie de ser satanista
(mas não tem nada de magia verdadeira), apesar de alguns episódios ensinam que se pode conseguir tudo com um pacto com o demonio, mas também ensina que toda ação gera consequências, como sua alma indo para o inferno, apesar dos bruxos de verdade saberem que o inferno cristão não existe. Outros críticos acusam a serie de ser muito machista (pois todas as mulheres tirando a Charlie que é lesbica se dão mal, basicamente elas morrem), algumas cenas são muito escuras por motivos óbvios, os demônios são muito bonitos e comportados diferente de filmes tradicionais de terror como O Exorcista, alem de todos os monstros terem aparência normal, até os lobisomens não se parece com lobisomens (depois criticam Diários de um Vampiro).

Outros dizem que a serie tem um certo homoerotismo entre os dois
irmãos Dean e Sam Winchester, mas isso é um absurdo, porque nenhuma cena gay aparece.

A maior parte da serie se passa nos Estados Unidos e em partes do Canada, existem dezenas de tipos de monstros alem de fantasmas, anjos, demônios e bruxas malignas estereotipadas, a grande maioria da população não faz ideia que esses seres existem, o que é muito irônico, pois seria muito facil provar para a grande população que eles existem.

Mas em Harry Potter os trouxas não sabem que existe magia, sim,
porem no mundo de Harry Potter os trouxas não podem ver magia acontecendo, já no mundo de Sobrenatural as pessoas podem fazer magia sem ser bruxos, até os dois irmãos sempre fazem feitiços, invocações, desenham sigilos mágicos, fazem poções e etc. é quase como se os dois irmãos alem de Caçadores fossem praticantes de magia.
A é, aqueles que sabem da existência do sobrenatural e caçam monstros são chamados de Caçadores. 

A questão é: Sobrenatural é bom ou não?

Alguns acham que a qualidade foi caindo depois da 5ª Temporada,
inventaram um monte de coisas como Leviatãs que basicamente são gosmas pretas que tomam a forma de pessoas, junto com suas memorias, guerra entre anjos, ao invés de guerra entre anjos e demônios como no tradicional.
Eu assisti todos os episódios ate agora, alguns mais de uma vez cada, acontece que depois da quinta temporada certos padrões como bem contra o mau ficaram de lado, a partir da sexta temporada tivemos o bem contra o bem, o mau contra o mau, o bem se unindo ao mau, e um monte de personagens que você sente que são descartáveis.
Menos o quarteto fantástico que se formou ao longo da serie, Dean, Sam, Castiel o anjo e Crowley (não o mago, o demônio), as pessoas tem razão, sobra homem e falta mulher!


A serie ensina coisas boas como: sal mantem longe demônios e fantasmas, pentagrama a estrela de cinco pontas serve para se proteger e aprisionar demônios, ferro ajuda a manter entidades afastadas, a bíblia não é cem por cento precisa, a religião Wicca foi citada uma ou duas vezes, mas não foi distorcida.
Existe um pouco de zombaria a todas as religiões e mitologias, e a seria mostra que seres das trevas são capazes de fazer o bem e serem de luz são capazes de fazer o mau, dois irmão sem muitas qualidades ou habilidades juntos conseguem salvar o mundo mais de uma vez, provando que qualquer um pode se tornar um herói, talvez por isso a serie tenha um publico tão grande.    


Por: Marcus Vinicius Goes Soares