quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Pensamento Filosófico sobre a Liderança

Líder versus Chefe, Liderança versus Chefia


No passado reinou a figura do chefe, mandão, autoritário,
controlador, que queria ser um “sol” “estar no centro das atenções e recebendo todo o credito”. Essa figura veio dos reis, nobres, senhores de escravos e generais.

O líder do futuro tem a cabeça nas nuvens e os pés no chão, um líder de verdade não manda um funcionário fazer algo, ele convence o funcionário a acreditar que executar a tarefa será em seu beneficio.

O líder inovador se reinventa, conseguindo se adaptar ao mercado em constante mudança. É criativo, sabe ouvir e delegar funções, reconhecendo o potencial dos outros, o líder do futuro é como uma “estrela” “deixando seus colegas brilhar”.


O líder é um motivador, mesmo que ninguém o motive, e salário não é motivação o suficiente. O líder do futuro é amigo dos funcionários, é respeitoso, sempre leal a empresa e acima de tudo digno e integro. Um líder deve fazer por merecer a confiança de seus colegas e não forçar o respeito como muitos chefes fazem.  

A figura do chefe esta desaparecendo, nesse momento de muitas crises e mudanças rápidas no mercado é necessário que as pessoas em cargos de comando se tornem lideres motivadores e inovadores.

Há pessoas que já nascem com um dom para a liderança, outras com estudo e treino se tornam bons lideres, já outros...   Mas vamos pensar positivo, quem sabe você seja um dos lideres do futuro só precisando de um pouco de esforço! 


Por: Marcus Vinicius Goes Soares