terça-feira, 6 de outubro de 2015

Comentando Harry Potter

Por que eu deveria assistir Harry Potter?

Para quem não assistiu Harry Potter, mesmo que isso seja meio impossível, saiba que a saga de oito filmes é baseada na obra de 7 livros de mesmo nome da autora J.K. Rowling.

Basicamente a historia conta as aventuras do bruxo inglês Harry Potter enquanto ele estuda na escola de magia e bruxaria de Hogwarts, ele é órfão e tem que derrotar seu inimigo o Lord das Trevas, Voldemort, que matou seus pais e lidera os bruxos das trevas conhecidos como Comensais da Morte.
Cada livro representa um ano estudantil de Hogwarts, os filmes seguem a mesma linha com exceção dos dois últimos, que é a adaptação do ultimo livro. 
A historia não foi a primeira a apresentar bruxos bons e bruxos maus, porem ele é quem popularizou a idéia de “se existem bruxos malignos, também existem bruxos bons”, antes disso as pessoas só viam as bruxas como sendo maldosas, cruéis e feias, agora as bruxas são vistas como sendo garotas bonitas e inteligentes.
Tem muita mitologia e lendas de vários povos nos livros, as historias estimulam os jovens a ter o habito da leitura e a imaginação vai às alturas, e qualquer coisa que estimule a mente das pessoas já merece o nosso respeito. Imagina uma historia que ao invés de ter o foco no amor, tem foco na amizade e na busca do conhecimento, pois apesar dos bruxos já nascerem com capacidade para fazer magia, eles ainda precisam estudar, ler livros e praticar seus feitiços em salas de aulas com professores que lembram os professores que nós tivemos na escola.
Em Hogwarts tem o valentão, o que pratica bulling, os zueiros, os legais, os estudiosos, exatamente como tem em qualquer colégio.
A historia passa a lição de que é necessário se esforçar para conseguir o que você deseja.

O que tem de magia verdadeira?

Quase nada, como disse acima, tem muita mitologia, lendas e
interpretação pessoal que a autora deu para certas coisas, a magia no universo de Harry Potter é a magia Hollywoodiana, cheia de efeitos especiais e lógica um pouco questionável, não é como a magia verdadeira que é mais sutil.
Uma coisa que eu gostei em Harry Potter é que eles usam uma varinha, cada bruxo tem uma exclusiva, as varinhas deles tem sua magia própria, mas funcionam basicamente como antenas que direcionam a energia do bruxo, e é mais ou menos assim que os instrumentos usados na bruxaria verdadeira funcionam, como o cajado, espada, vara e athame.

Na bruxaria verdadeira, o objeto não tem magia própria, o objeto depende da energia pessoal de cada um, eles são simbólicos e servem para ajudar na pratica da religião e magia. (leia mais sobre os instrumentos aqui).
Aprendi que os bruxos mais poderosos são aqueles que fazem magia realizando seus desejos sem precisar de instrumentos e acessórios.

Harry Potter te influenciou a ser Bruxo?

Não, o primeiro filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, assisti
quando lançou no cinema no ano de 2001, e me tornei bruxo quando eu descobri que a magia realmente existia em 2005.
No entanto alguns dizem que sem esses filmes não haveriam tantos bruxos no mundo, pois com eles veio o amor ao fantástico e a magia, e que nos livros existem informações escondidas sobre a magia verdadeira.
Eu sinceramente nunca li os livros, só assisti os filmes, então não sei se isso é verdade, mas se alguém se interessou em descobrir se a magia existe e depois trilhar essa jornada depois de ler ou assistir Harry Potter, essa pessoa não é menos bruxa do que as outras.

Como você se tornou bruxo?

Resumindo, em 31 de Outubro de 2005 eu encontrei aqui em casa
uma revista que ensinava a fazer magias simples, estava com muitos problemas então eu aproveitei a data que é o Halloween o Dia das Bruxas, para fazer uma magia de purificação, para me limpar de toda a negatividade (leiamais aqui sobre magias de purificação).
Eu me senti muito bem depois dessa magia de purificação, me senti mais leve e mudado.
Alguns minutos depois do fim do ritual, por acaso, assisti na TV uma reportagem falando que existiam bruxos reais e fazer magia era possível.
Para mim, a magia é algo que vem para causar mudanças, para nos ajudar.

Uma coisa que eu não sabia é que nesse dia na Wicca é comemorado o sabá de Samhain, que marca o fim do ano para os celtas, o momento em que o véu entre os mundos esta mais tênue e os espíritos ancestrais podem vir a Terra.


Por: Marcus Vinicius Goes Soares