sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O Sabá de Samhain o Dia das Bruxas - Halloween


“O Deus se foi, hoje ele se tornou o senhor do alem”

Hemisfério Norte: 31 de Outubro
Hemisfério Sul: 1 de Maio

Samhain pronuncia se: “souem” ou “souin” ou ainda "souein" depende da tradição, significa “sem sol”,
sem sol é sem Deus, essa é a celebração em que o Deus se foi, ele agora se tornou o senhor do alem, senhor dos mortos.
Existe outra linha de interpretação para Samhain que diz que a palavra “Samhain” significa “fim de verão” e deriva de duas palavras "samh" (verão), e "fuin" (fim).
O Samhain ocorre entre o Outono (sabá de Mabon) e o Inverno (sabá de Yule), nessa data tanto no hemisfério sul quando no hemisfério norte o véu fica mais tênue, as almas podem entrar em contato conosco com mais facilidade, esse é o momento de celebrarmos o fim do ano celta, o fim da Roda do Ano Wicca e inicio de um novo ciclo.

E também homenagearmos os mortos, nossos ancestrais que já se foram, os pagãos não vem essa data como sendo algo horrível ou de “terror” e tristeza, vemos o dia dos mortos como um dia de celebração.
Do Samhain pagão veio a crença no dia 1 de Novembro o Dia de Todos os Santos, e o dia 2 de Novembro o Dia dos Finados.
O Halloween significa Dia das Bruxas, para os bruxos brasileiros tem duas possibilidades, celebrar o Samhain, ou seguir a Roda do Ano do Hemisfério Sul e celebrar Beltane, que é o meu caso, e também curti o Halloween, já que hoje em dia essa data é basicamente uma homenagem a tudo que é sobrenatural. (para saber mais sobre o Beltane Clique aqui).


Costumes (muda de tradição para tradição):

Dar Doces: Os espíritos vagam pela terra e os mortais fazem
oferendas de doces, em troca os espíritos abençoam as pessoas.
Decorar Aboboras: Lanternas de aboboras eram usadas para dois objetivos, o primeiro a luz das velas guiavam as almas, a segunda, o rosto nas aboboras afastavam os maus espíritos.
Se Fantasiar: As bruxas acreditam que a forma como estamos vestidos na passagem do ano interfere no resto do ano, ou seja, se você esta vestido como um fantasma, você será um fantasma, atraindo para si uma energia de morte, segue a mesma crença do fim do ano mundano, em que as pessoas desejam estar vestidas com roupas bonitas e novas.

Acender Velas: Acender velas brancas para nossos ancestrais, mas fora de casa.
Caveiras: A caveira simboliza a morte e o que a alem disso, o Deus esta no alem e a caveira é seu símbolo e símbolo de todos aqueles que morreram.
Ervas: Muitos usam Verbena, mas é bem difícil encontrar-la no Brasil. 


Cores:
Cor Preto: Cor do sagrado Feminino, noite e mistério, cor do luto.
Cor de Abobora.
Alguns usam branco para representar o alem, o plano espiritual. 

DICA: Se você não puder fazer uma festa ou ritual, você pode colocar doces em um pote na porta de entrada da sua casa, e acender velas rezando para os mortos.

Por: Marcus Vinicius Goes Soares