segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Litha o Solstício de Verão


Hemisfério Norte: 21 Junho
Hemisfério Sul: 21 de Dezembro


Litha (fala se – lita, não litra) é o nome de uma Deusa saxônica dos grãos, seu festival deveria ser na mesma época que o verão e as duas comemorações se unirão, o solstício é o momento em que o sol esta iluminando mais ou menos a Terra, Yule ou Solstício de Inverno tem as noites são mais longas o que resulta em menos calor e menos vida na natureza, em Litha temos mais luz e assim, mais calor. 

Muitos dos círculos de pedra, como o Stonehenge, e dos monumentos megalíticos estão alinhados com o nascer do Sol, o Sol simboliza o Deus, em Litha, Deus esta em seu auge de força e poder, a Deusa (Terra) estava fertil em Ostara (primavera) e foi fertilizada em Beltane, em breve ira gerar todos os seus frutos enquanto aguarda a primeira colheita (Lammas). 
Já reparou que o calor vai aumentando e aumentando ate chegar o verão, dai começa a chover e aos poucos o clima vai melhorando, quando chegamos ao ponto máximo da luz solar, ou seja, no solstício de verão o sol passara a diminuir sua intensidade gradativamente ate chegar o inverno.
A mesma coisa ocorre no inverno, quando chega o solstício de inverno Yule o frio começa a diminuir e o calor aumenta, dado a esse fato climático foi criado à crença dos dois reis. 

O Rei Carvalho, Deus da luz e do calor, o senhor do lado luminoso da roda do ano, ele derrota o Rei Azevinho, Deus das sombras e do frio, o senhor do lado sombrio da roda do ano.  
O Rei Carvalho vence e reina de Yule a Litha, enquanto o Rei Azevinho vence e reina de Litha a Yule.   
Então, em Litha da inicio a metade escura do ano, porem, como as energias mudam de região para região e de interpretação, graça as mudanças energéticas, esse sabá tem outros nomes e outras formas de ser comemorado, mas como já tenho minhas tradições e praticas não vou me desviar muito.

Costumes:


Piqueniques: saia de casa, vá a um parque, faça esportes, faça um piquenique.
Tarefas ao Sol: faça qualquer coisa que você tenha que sair de casa, vá no clube, na praia, na piscina, essa é uma ótima época para você fazer ginástica e natação.
Acender fogueiras: acendiam fogueiras nos pátios, salas e praças em comemoração a Luz divina que esta em seu ponto máximo. 

As cores: Amarelo e branco predominam, alguns gostam de usar o laranja.  

Incenso: Eu falo por experiencia propria e nessa data eu uso mais o de CANELA. 

Por: Marcus Vinicius Goes Soares