sexta-feira, 4 de março de 2016

Falando sobre o Livro das Sombras


Elemento: Terra e ar (depende da tradição)
Símbolo: Conhecimento, diário pessoal
Dica: Mantenha ele em segredo.

O livro das sombras tem esse nome, pois os bruxos possuíam seus diários e os guardavam em
segredo total, se alguém descobrisse sua existência não só o dono estaria em perigo, mas como toda uma comunidade, segredos é igual a sombras.
Também chamado de grimório, porem os grimórios estão mais relacionados a magia cerimonial, geralmente um grimório é um livro de anotações referentes a uma área, porem o Livro das Sombras já é mais generalizado, podendo ter tudo sobre a vida e praticas pessoais da bruxa ou de um coven inteiro.
Aconselho que de um nome ao seu diário mágico, você pode usar o nome dele para não dizer “vou consultar meu livro das sombras”, trocando por “vou consultar o meu Azizi”, Azizi em egípcio significa COMPLETO é o nome do meu Livro das Sombras.
O nome do seu livro das sombras pode ser seu nome ao contrario, ou o contrario do seu nome mágico.

Seu diário mágico é onde você vai colocar tudo, anotações, desenhos, símbolos, relatórios do seu aprendizado, sonhos, profecias, exercícios, experiências, poções, encantamentos, magias e rituais, endereços de outros bruxos, listas e tabelas de analogia, “o céu é o limite”.
Há pessoas que insistem que ele deve ter capa preta, não ter linhas, ser de papel reciclado ou vegetal e por ai vai, mas não tem problemas usar um fichário com linhas nas paginas, ou uma pasta com paginas que você vai acrescentando conforme pesquisa, muitos bruxos nem tem livros das sombras ou não mantem eles atualizados com frequência.

Livro das Sombras no PC.

Outros: Mas é preciso ter livro das sombras, por tradição!

Eu: Por tradição eu vou a uma caverna dançar em torno de uma fogueira pelado enquanto eu cultuo uma figura da Grande Mãe feita de argila.

Muitos bruxos estão aderindo ao livro das sombras no Computador, como uma alternativa mais pratica e ecológica, O livro das sombras serve para guardar informações, dado um tempo que não havia livros e revistas e sites, hoje qualquer informação que você queira esta a um clique de você, então o livro das sombras perde parte de sua função.
Uma amiga deu uma dica para mim, ela mantem duas copias do seu livro das sombras, uma no computador dela que fica no quarto, ela mantem essa copia atualizada todo o dia, e uma no IPHONE, para quando ela quiser consultar ou anotar algo e estiver longe de casa.

Hoje o livro seria mais um diário, para você anotar sonhos, contatos, experiências, exercícios e resultado, mesmo que o resultado tenha sido ruim, isso você pode fazer no seu PC, a letra vai ficar mais bonita, você pode usar imagens da web e usar os recursos que quiser, diferente de um diário tradicional.
Ou se quiser pode deixar um pequeno caderninho perto da sua cama com caneta para anotar seus sonhos quando acorda. Nem todo mundo tem uma boa memória.

Outros: Mas o Livro das Sombras guarda seu poder pessoal!

Eu: Você não vai usar o livro em nenhuma magia, o maximo que você vai fazer é deixar seu livro das sombras no altar, e ele vai absorver as energias naturalmente.
A única situação que você usaria o poder do livro das sombras seria se você pegasse uma das paginas dele que já absorveu muita energia e queimar-la para liberar seu poder.

No futuro não haverá mais papel para usar em livros, tudo será digital, não usar um caderno como seu diário pessoal e preferir usar um digital, é uma evolução e solução ao desmatamento. 


Por: Marcus Vinicius Goes Soares



Curta: Tenho Orgulho de ser Wiccan