segunda-feira, 7 de março de 2016

SABÁ DE MABON O OUTONO



“As folhas caem, o frio e o escuro se aproximam”

Outono no hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do
hemisfério sul é chamado de "Outono austral" ou para simplificar apenas “Outono”. O "Outono boreal" tem início, no hemisfério norte no dia 21 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. O "Outono austral" tem início no hemisfério sul no dia 20 de Março e termina em 21 de Junho.
Existem muitas formas de se comemorar a mesma coisa, algumas são tão diferentes entre si que parecem ser de “outro mundo”, cada grupo, cultura e tradição tem um nome, uma pronuncia para um dia especial, por exemplo, muitos pronunciam Mabon o sabá wicca que ocorre no outono, outros falam Mêibon.
Mabon é como uma ação de graças, após a primeira colheita em
que os pagãos comemoram a colheita da terra com alegria, a natureza começa a declinar em suas forças, a noite se iguala ao dia, o frio se iguala ao calor, Mabon também chamado de Equinócio de Outono, “segunda colheita” e “lar da colheita”. Em algumas tradições pagãs eles tiram esse dia para se equilibrar, tanto equilíbrio pessoal quanto o espiritual, outros descansam e depois reúnem toda a família para um grande jantar, Mabon nome inspirado em um Deus Celta também chamado de Angus “Deus do Amor”, também se liga a algumas tradições que celebram a decida da Deusa, um exemplo da decida da Deusa é a historia de Persefone, Perséfone Deusa grega filha de Zeus Deus dos Céus e Demeter Deusa da Natureza foi raptada por Hades, Deus do mundo inferior, lá ela comeu a metade de um fruto, após o rápido de Persefone Demeter ficou triste e a natureza começou a morrer e as plantações desapareceriam matando a humanidade de fome.
Demeter exigiu que sua filha fosse libertada, mas Hades disse que por ela ter comido metade de um fruto do mundo inferior ela não poderia retornar, os deuses decidiram que Perséfone ficaria metade do tempo na Terra junto de sua mãe e metade do tempo no mundo inferior, essa historia é usada para justificar o porque a natureza fica a metade do tempo morta, outono e inverno e a metade do tempo viva, primavera e verão, Perséfone seria a esposa de Hades Deusa da metade escura e sombria do ano. É claro que outras tradições tem diferentes versões que contam a “decida da Deusa”.

Costumes:

Banquete: Juntar a família e os amigos para comer e dar graças
por esse dia e pelas bênçãos da terra.
Acender uma Vela preta: Acender uma vela negra para honrar Perséfone.
Ou Acender uma Vela marrom: Marrom cor da terra, acenda a vela para agradecer a fertilidade do solo que agora diminuiu seu ciclo de fertilidade.
Cornucópia: Pegar um chifre e enche lo de frutas e cereais para garantir a prosperidade, se quiser o chifre pode ser de papel, se não encontrar um chifre para ser sua cornucópia, pode usar uma cesta como aquelas de centro de mesa, e decorar-la com frutas, verduras e flores.
Meditar: esse é um ótimo momento para encontrarmos o equilíbrio, medite, relaxe, descanse.
Tortas: muitas bruxas gostam de cozinhar uma torta e comer-las nessa data, talvez esse seja um bom momento para os inexperientes se aventurarem na cozinha.
Incenso: use incensos e essências amadeirados, mas algum aroma floral da sua escolha pode substituir.

Por: Marcus Vinicius Goes Soares