segunda-feira, 29 de julho de 2019

Introdução a Espiritualidade da Wicca a Bruxaria Moderna

O Básico da Wicca é acreditar em um Deus e uma Deusa, que juntos formam o Todo, sem excluir nenhum aspecto masculino ou feminino. Tanto homens quanto mulheres de todas as idades e raças e sexualidades diferentes são bem aceitos na Wicca. 


Na Wicca acreditamos que todos possuem um pouco de energia feminina e masculina dentro de si, reverenciar a Deusa e o Deus é uma forma de reconhecer e se conectar com as energias tanto masculinas quanto femininas dentro de nós e no mundo a nossa volta.
Na Wicca acreditamos na Deusa Triplice; Donzela, Mãe e Anciã, ou Lua Crescente, Cheia e Minguante. Que representa as três fases da vida, Crescimento, Fertilidade, e Enfraquecimento. A Lua Nova ou Lua Negra é a face escura e sombria da Deusa, a morte e o que a além da vida.
A Deusa pode ser a Mãe Terra, mãe de tudo e de todos ou a Deusa Lua, a tríplice Donzela, Mãe e Anciã, ou pode ser a Senhora da Morte, a Lua Negra, Deusa dos Segredos e do Oculto.
Na Wicca acreditamos no Deus Cornífero, venerado por Feiticeiras ao longo dos tempos, Deus dos animais, da caça, das matas, e da fertilidade, ele inspirou a imagem de Baphomet.
Deus pode ser o Pai Celestial que nos observa e cuida das almas, ou o Deus Sol, da riqueza e sucesso, ou o Deus Cornífero, senhor das matas e dos animais.
Na Wicca realizamos nossos rituais em datas de poder como nos esbás (fases lunares) sendo que cada fase lunar tem um significado, e realizamos nossos rituais nos sabás que são as oito grandes datas de podes do ano ou a “roda do ano”; Yule (Inverno), Imbolc (Festa das Luzes), Ostara (Primavera), Beltane (Festa do Fogo), Litha (Verão), Lammas (Primeira Colheita), Mabon (Outono) e Samhain (Halloween).
Na Wicca também acreditamos em espíritos da natureza os elementais, eles nos ajudam a nos conectar e equilibrar com as energias da natureza, eles são os Silfos do Ar, as Salamandras do Fogo, as Ondinas da Água e os Gnomos da Terra.

Na Wicca não acreditamos no inferno, em demônios, ou em pecados, acreditamos que tudo que fazemos retorna para nós sendo causa e efeito, aqui se planta e aqui se colhe.
E acreditamos que todos são capazes de fazer magia, e a magia é o ato de direcionar a energia com um objetivo.
Por: Marcus Soares  

Me Siga no Instagram e Receba conteudo de Magia todos os dias:

quarta-feira, 24 de julho de 2019

24 Novas Dicas e Conselhos aos Aprendizes da Bruxaria


Em Homenagem as 24 Mil Curtidas da minha Pagina no Facebook: 
https://www.facebook.com/alguembruxaria/





1 – Você quer ser um Bruxo? Pratique aos poucos e estude muito. Leia e releia um livro, não fique apenas em artigos da internet.

2 – Faça o bem e receba o bem. Mas não seja bonzinho com quem ira se aproveitar de você e te prejudicar. Um dia você terá que concertar todo o mal que você causou, por mais que demore.

3 – A lei do Retorno ou Karma não é punição e sim uma oportunidade de concertar o que você quebrou ou no pior dos casos, sofrer a mesma dor que você causou.

4 – Todos podem se arrepender e mudar, até o pior criminoso pode se tornar uma boa pessoa. 

5 – Pessoas boas também podem prejudicar os outros e ainda acreditarem que estão fazendo o bem.

6 – Ninguém é obrigado a gostar de nada ou concordar com os outros. Mas respeite aquilo que você não gosta, apenas mantenha distancia.

7 – Não deboche dos problemas dos outros, por mais que sejam “pequenos” ou “bobos”. Você não conhece a dor dos outros. Rir dos Problemas dos Outros diz muito sobre você.

8 – Tem pessoas malucas e esquisitas em todas as religiões, em todos os países e em todas as classes sociais. O que é estranho para uns é normal para outros.

9 – O seu lado espiritual deve ser desenvolvido por conta própria, sem ajuda de drogas. Se não a sua “transcendência”, as supostas “experiências extra dimensionais”, não vão passar de uma “viagem toxica”.  Não sou contra a maconha ou chás alucinógenos.

10 – Seu corpo é o seu templo. Cuidado com as comidas, bebidas e outras coisas que você ingere. Não estou dizendo para você virar vegano ou vegetariano. Só tente ter uma vida mais saudável.

11 – Tem muitos seguidores da Wicca que não são vegetarianos ou veganos. Ninguém é obrigado a seguir uma dieta para ter uma espiritualidade.

12 – Seja feliz do seu jeito, mesmo que você pareça um louco para os outros. O que importa é a auto estima e felicidade própria.



13 – Você não é obrigado a acreditar em uma divindade. A Fé se constrói aos poucos e não pode ser forçada.

14 – Existem muitas visões e interpretações para os Deuses e demais espíritos. Você não é obrigado a acreditar em tudo. Acredite apenas naquilo que faz sentido para você.

15 – De modo geral a bruxaria é liberdade, tem bruxas de todos os tipos, de todas as religiões, com crenças e praticas diferentes. Ninguém é obrigado a nada.

16 – Se você foi injustiçado ou sofreu por causa de alguém, faça uma magia para ter justiça ou para o karma ruim da pessoa retornar para ela. Ao invés de ficar jogando pragas e maldições.

17 – Depois que a magia é feita, não fique ansioso e desesperado. Rezando e implorando para o seu pedido ser realizado. Confie que apenas uma magia feita é o bastante para você ter sucesso.     

18 – A Magia é muito mais fé, acreditar no que não pode ser visto ou ouvido e confiar naquilo que esta fazendo terá resultado. Não espere por “efeitos especiais” durante a pratica da magia.

19 – Não desperdice a oportunidade de entrar em um grupo, coven ou fazer um curso ou assistir uma palestra. Mas antes de entrar ou fazer qualquer coisa, pesquise antes para descobrir se o mestre é confiável. Se o curso vai te ensinar coisas novas.

20 – Você não precisa fazer um grande ritual complicado. Faça o simples corretamente. O que importa é sentir a presença divina. Se sinta bem.

21 – Algumas pessoas tem dificuldade de “sentir” qualquer coisa durante o ritual. Faça exercícios mentais para estimular a sua intuição. No mínimo medite um pouco antes do ritual.

22 – O Ritual deve ser sagrado para atrair o sagrado. Semelhante atrai semelhante. Faça o simples corretamente. Não faça apenas por fazer. Não faça algo por estar na moda.

23 – Não fique misturando egregoras ou panteões diferentes durante o ritual. Trabalhe com cada egregora separadamente. Isso vai te ajudar a sentir cada um individualmente.

24 – Depois que um ritual acabar, deixe as velas queimarem até o final, jogue a cera derretida no lixo e o material perecível na natureza como oferendas. Não deixe seu altar ficar sujo.

Por: Marcus Soares 


Me Siga no Instagram:

domingo, 14 de julho de 2019

Feitiço Simples para ter Sucesso e Dinheiro


Material: Vela Amarela + Folhas de Louro secas + Incenso de Canela.
Momento: Domingo de Dia.
Escreva na vertical da vela amarela a palavra SUCESSO e DINHEIRO, coloque a em um pires, a acenda e acenda o incenso de canela na chama, enquanto você passa a vela pela fumaça do incenso fale três vezes: “Eu invoco o Sol, eu invoco o sucesso, eu invoco a riqueza”.
Em seguida queime folhas de louro na chama da vela enquanto você visualiza que tem muito dinheiro, o sucesso é algo muito abstrato, então pode se concentrar que tem muito dinheiro na carteira, ou que esta segurando um cheque de alto valor, ou que comprou uma coisa que você queria muito, ou que não tem mais dividas.
Normalmente compro as folhas de louro secas em saquinhos no supermercado, um saquinho deve bastar, quando tiver queimado as folhas de louro, deixe a vela queimando encima do altar, se você não tiver um altar, deixe a vela queimando encima de um local alto da sua casa, o ideal é aproveitar bastante a luz do dia de domingo.   
Por: Marcus Soares

Me Siga no Instagram e Receba conteúdo de Magia e Bruxaria todos os dias: https://www.instagram.com/marcusescritor/

Feitiço Simples para a Abertura de Caminhos


Material: Vela Branca + Chaves.

Momento: Faça isso na noite anterior de você ire um concurso, entrevista de emprego, encontro, entregar currículos, fazer uma prova ou teste.

Escreva na vertical da vela branca o seu nome completo. Coloque a vela em um pires de vidro, em seguida coloque as chaves dentro do pires, devem ser as chaves da porta de entrada, do portão, do cadeado, da porta do seu quarto. Mas não coloque nenhum chaveiro no pires, pois eles podem ter imagens, palavras e símbolos que podem afetar na magia.
Acenda a vela branca e fale três vezes: “Agora eu abro as portas da minha vida, pois minha vida se ilumina”.
Deixe a vela queimar até o final, algumas pessoas podem querer deixar o pires encima de uma pilha de currículos, outros podem deixar a vela queimando encima do altar.
Por: Marcus Soares

Me Siga no Instagram e Receba conteúdo de Magia e Bruxaria todos os dias: https://www.instagram.com/marcusescritor/



segunda-feira, 1 de julho de 2019

O Eclipse Solar: Dicas e Conselhos para Aproveitar a Energia


O Eclipse ocorrera nesse dia 2/07 e será visto parcialmente em algumas regiões do Brasil em maior ou menor grau de visão, começara por volta das 16:23 e durara até 17:39.
O Sol representa Deus, o Sagrado Masculino, e a Lua representa a Deusa, o sagrado feminino, o Sol trás a verdade, o trabalho duro e a Justiça, e a Lua trás todos os mistérios, os poderes ocultos, os instintos e a intuição.

O eclipse é a união da Lua e do Sol, a união de Deus com a Deusa, os mistérios sendo revelados, o poder oculto vindo ao nosso mundo, porem também pode “apagar”, “escurecer” algumas pessoas, informações e questões, tudo depende de como essa energia será usada por nós a partir de amanhã.
É interessante que esse eclipse solar ocorrera na terça feira, dia regido por Marte, Deus da Guerra, do trabalho duro e da agricultura, e esse ano também esta sendo regido por Marte.
Coisas boas e coisas ruins podem acontecer, você pode aproveitar essa energia para o bem ou para o mal, ou deixar que as coisas aconteçam naturalmente.
Para os Bruxos o meu conselho é usar esse momento como você mais sentir que deve, nossa intuição deve nos guiar.
Faça uma magia simples; como acender uma vela e fazer uma oração, acender um incenso, meditar, orar junto as forças da natureza, você não precisa fazer algo grande para aproveitar essa energia.

DICA DE MAGIA SIMPLES: Faça isso durante o eclipse. Escreva em uma folha de papel um desejo como se ele já estivesse realizado, acenda uma vela, pode ser branca, e queime o papel na chama da vela imaginando que o seu desejo já esta acontecendo, em seguida faça uma oração agradecendo como se o seu desejo já estivesse realizado, deixe a vela queimando até o final, se quiser você pode acender um incenso, tomar um banho de sal grosso para se limpar energeticamente.

Por: Marcus Soares

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Introdução a Magia com Anjos

Tem pessoas que acreditam que anjos existem e tem pessoas que não acreditam, cada um acredita naquilo que lhe faz se sentir bem e ninguém é obrigado a acreditar em nada.  
Para os bruxos, pagãos e místicos que é a maioria do meu publico eu só tenho a dizer que se fadas, gnomos, elementais de um modo geral, deuses, os signos, e a magia existem, outros tipos de entidades como orixás, santos, anjos, também devem existir de alguma forma, mesmo que não seja como nos os conhecemos.
Provavelmente esses anjos são pessoas que morreram a muito tempo e tiveram muito tempo para evoluírem, algumas dessas pessoas tiveram dezenas de encarnações para terem todo o tipo de experiência mundana e espiritual, nós chamamos de seres de luz, ou guias.
Porem anjos assim como qualquer outro tipo de espirito não são obrigados a nos servirem, anjos não são os nossos empregados.
Provavelmente o seu anjo da guarda deve ser o espirito de um ancestral seu que esta no mundo espiritual e te ajuda e te orienta como ele pode, mas ele não é todo poderoso.
Porem algumas pessoas afirmam que anjos de verdade são seres de luz muito evoluídos e nunca foram seres humanos, porem se isso for verdade, eles ainda não são os nossos empregados e nem obrigados a nos ajudar.
A maioria das pessoas tratam os anjos como se fossem empregados.
Na internet circulam tabelas de analogias falando sobre qual é o anjo que mais esta associado a você pela sua data de nascimento, eles possuem cores mais associadas, aromas de incensos, flores, ou talvez você se sinta mais atraído por outro anjo que você esteja nessa tabela.
Para atrair um anjo você deve fazer oferendas para ele, o altar deve ser especial para isso, use fotos e imagens que o representem no altar, muitas flores, toalha branca, velas brancas (escreva na vertical o nome do anjo), incenso cheiroso, alguns oferecem leite e mel, a oração deve ser com suas próprias palavras e deixe claro que aquelas são oferendas, depois peça ao anjo proteção, orientação ou ajuda e por fim os agradeça muito.
Emane gratidão, felicidade, amor e alegria.
Por: Marcus Soares

Me siga no Instragram e Receba Conteúdo de Magia todo o dia:
https://www.instagram.com/marcusescritor/


quinta-feira, 13 de junho de 2019

Esclarecimentos Rápidos aos Aprendizes da Bruxaria

Seu altar pode ser simples ou sofisticado, pode desmonta-lo se necessário, pode ser um simples espaço na sua estante ou armário, só importa que seja especial para você.   
Se você não tem dinheiro para comprar estatuas, pode imprimir imagens das divindades para te ajudar a se focar durante o ritual.
Você não precisa fazer um grande ritual para celebrar um sabá, esbá ou aproveitar as energias das datas de poder, o que importa é celebrar da sua forma.
Durante a pratica da magia ou no ritual a sua mente é quem deve se manter focada, o poder vem de dentro de você e sua mente pode direcionar o poder gerado pelos materiais.
Os instrumentos e outros materiais como ervas, incensos, velas são para te ajudar, você pode cria-los, compra-los, ou fazer suas magias sem eles.
Nem todo mundo da Wicca acredita na Lei Triplice.
Você não precisa acreditar em nenhuma divindade, não fique se forçando a acreditar em alguma coisa, a fé é despertada aos poucos.
Wicca significa moldar, o wiccan deve moldar as crenças e as praticas a sua realidade, existem muitas realidades diferentes e portanto, centenas de vertentes (tradições) da Wicca que acreditam em Deuses e Deusas diferentes, trabalham com panteões e egregoras diferentes. Mas nem toda a bruxa é da Wicca.

A bruxaria pode ser praticada por pessoas de religiões diferentes, existem bruxas cristãs, umbandistas, candomblencistas, kardecistas, espiritas, budistas e induistas.
O Básico da Wicca é acreditar em uma Deusa e um Deus, pois juntos formam o todo, existe energia masculina e feminina em todos e por toda a natureza. Acreditar nos espíritos da natureza (elementais) que dividimos em quatro elementos ar, fogo, agua e terra, e fazemos rituais nos oito sabás (que são as grandes celebrações anuais) e os esbás (que são os rituais lunares).

Por: Marcus Soares

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Magia Simples de Amor


1º Objetivo: Eu quero um namorado (a).
2º Foco: Estou Namorando. (Visualize que você esta namorando, e ao invés de manipular alguém pensando em um rosto, pense nas características que te agradem em seu companheiro.)

3º Momento: Sexta Feira de Lua Crescente ou Cheia.
4º Energia: 2 Velas, uma vermelha e outra rosa, uma maça vermelha, cravos, canela em pó e mel, energia sexual.
5º Como fazer: Pegue um prato coloque nele um papel dobrado com as características do seu namorado (o meu namorado é negro, forte, alto educado, saudável etc) e uma foto sua. Encima do papel coloque uma maça vermelha que você ira enfiar cravos nela, polvilhar canela e melecar a maça com mel. Na vela vermelha escreva ATRAÇÃO e SEU NOME, na vela rosa escreva MEU NAMORADO (A) e AMOR, as purifique e as energize e por fim as acenda, elas devem ficar lado a lado perto da maça, você pode ungir as velas com mel e polvilhar-las com canela.
Por fim fale varias vezes enquanto visualiza o seu namorado com todas as características: Estou Namorando. Uma forma poderosa de gerar energia é a sexual, esse é um bom momento para usar essa energia sexual. Depois queime o papel com as características e a maça coloque na natureza.
Por: Marcus Soares

Me siga no Instagram: https://www.instagram.com/marcusescritor/


terça-feira, 11 de junho de 2019

Introdução ao Paganismo

A palavra pagão vem do latim pagani ou paganus, o “homem do campo”, quando a Igreja Católica surgiu somente as grandes cidades receberam as primeiras igrejas cristãs, os campos, os locais muito afastados ficaram sem receber as igrejas no inicio, e os pagãos o “povo do campo” foram associados a crenças e praticas antigas e pré-cristãs, então tudo que é mais antigo que o cristianismo é chamado de Paganismo.
O paganismo tem como característica geral ser politeísta, ou seja, acreditar em muitos Deuses e Deusas, ter rituais mais voltados para os ciclos da natureza, crenças em seres sobrenaturais. As religiões pagãs são pré-cristãs, portanto nenhum pagão segue a Bíblia ou reconhece Jesus como sendo seu Deus ou Salvador.
Tem o paganismo grego, celta, romano, egípcio e nórdico (sendo esse não tão antigo quanto os outros). O Paganismo não é “tudo a mesma coisa”, nem são os mesmos deuses, os pagãos não possuíam as mesmas crenças e não tinham os mesmos rituais.
Os pagãos não acreditavam em Demônios, seus Deuses eram a forma que eles encontraram para explicar os fenômenos da natureza, os Deuses regiam aspectos da vida, do universo e das emoções humanas. Alguns tinham vidas e comportamentos semelhantes aos dos humanos e outros deuses eram seres completamente diferentes. 
Os Deuses pagãos não eram malignos, alguns faziam coisas ruins, mas também faziam coisas boas, os deuses pagãos não são demônios.

Por: Marcus Soares

Me siga no Instagram: https://www.instagram.com/marcusescritor/





Comentando Sabrina e a Bruxaria


*Sem Spoilers*

Nesse final de semana eu fiz uma maratona das duas temporadas da serie “O Mundo Sombrio de Sabina”, que eu não havia assistido antes.
Como um bruxo moderno da religião Wicca a 14 anos, eu sinto que tenho responsabilidade e não indicaria essa serie como sendo um “referencial” para os aprendizes. Ou pelo menos não sem dar alguns avisos.
A serie Sabrina esta mais para um Satanismo anti cristão cheio de fantasia do que para a Wicca ou neo paganismo, eu vi poucas referencias a Bruxaria Moderna mais popularizada no Brasil.
Sobre o que é essa historia?
Sabrina é uma historia de fantasia sombria, terror leve e drama juvenil. Sabrina é uma mestiça, meio bruxa e meio mortal que deve fazer seu “batismo negro” assinando seu nome no “Livro da Besta”, fazendo isso ela se tornaria serva de Satã não podendo recusar as ordens do “Senhor das Trevas”, enquanto isso ela frequenta a escola de ocultismo além da escola normal dos mortais com seus amigos normais.
Sabrina mora com suas tias bruxas em uma casa que lembra a mansão da família Addams, namora um mortal o Harvey, tem um gato preto que não fala o Salem e as comparações param por ai com a serie antiga da Sabrina a Aprendiz de Feiticeira de 1996.
Você recomenda Sabrina?
Com Cautela sim, mas saiba que não é uma serie de “humor negro” como alguns disseram, tem pouco humor e não é uma serie de “bruxaria realista” como alguns bostejaram pela internet.
Sabrina é uma feminista que se empodera aos poucos e luta contra o patriarcado e a opressão, Sabrina quer ser livre, ajudar suas amigas e até gente que nem são seus amigos, Sabrina conta com a ajuda das tias e amigos para sobreviver a ataques de demônios, bruxas inimigas e vencer Satã.
  
*A Magia:
A Magia no mundo real é mais sutil, não tem efeitos especiais e é baseada na fé. Magia é energia direcionada com um objetivo, a magia aumenta as chances de algo acontecer.
Na serie a magia é capaz de fazer qualquer coisa, apesar de não ter tantos efeitos especiais como em Harry Potter.

*Viagem Astral:
É possível fazer viagens astrais, mas é necessário treino para isso e quando sua consciência esta no astral, você não pode ser visto por ninguém, talvez só por videntes e médiuns.

*Bonecos na Bruxaria:

Mais conhecidos como bonecos vodus, é possível usar bonecos para se fazer magia, mas nem toda a magia feita com esses bonecos é maligna. Pretendo escrever um artigo falando mais sobre o uso de bonecos na magia.

*Deus:
Na serie as bruxas chamam o Deus cristão de “Falso Deus”, isso é uma referencia ao nosso mundo em que os cristãos chamam todas as divindades que eles não acreditam de falsos ou que são o Diabo pai da mentira enganando as pessoas.
Na Wicca respeitamos todos os Deuses de outras religiões, incluindo do cristianismo.
Não precisamos desrespeitar ou deslegitimar outras divindades para enaltecer as nossas divindades.

*O Pentagrama:


Pentagrama, a estrela de cinco pontas, é um símbolo geométrico, representa os cinco elementos da natureza, espirito, ar, fogo, água e terra. Usado para invocações, proteção, boa sorte, usado para aprisionar demônios e manter os espíritos malignos longe. Representa um homem de brações e pernas abertas esta em ascensão. O pentagrama invertido com duas pontas para cima e uma para baixo representa o bode, satã, o materialismo terreno.  


*Lilith:
Lilith é muito complicada e tem vários artigos e vídeos na internet falando sobre ela. Na serie Lilith é a primeira mulher, a primeira bruxa, expulsa do jardim do Éden, e acolhida por Lúcifer “Estrela da Manha”.  
É possível invocar Lilith em nosso mundo, ou pelo menos a energia magica dela.

*Bruxas e seus familiares:

Familiares são animais de estimação, mas eles não são gnomos ou duendes disfarçados, e não são apenas gatos ou cães, e nem só da cor negra. Familiares são animais que ajudam a desviar a energia negativa, inveja e o mau olhado atraindo para si mesmos, as vezes um animal domestico morre para proteger seus donos de ataques alheios. Recomendo que seu familiar seja um animal adotado de um abrigo. 

*Yule o Solstício de Inverno:
Yule é o nome do moderno sabá das bruxas do Solstício de Inverno, existem 8 sabás na Wicca, nem todas as bruxas celebram os sabás. E em todos os sabás o “véu” entre os mundos esta mais tênue. Bruxas podem celebrar o natal se desejarem, mas ninguém é obrigado a gostar do natal ou de qualquer outra data.

*Sessões Espiritas:

No Brasil o Espiritismo Kardecista ou Espiritismo de “mesa branca” ou mesmo “Doutrina Espirita” é muito comum e popularizado como religião, mas não é muito popular em outros países do mundo. Nos Estados Unidos sessões espiritas são associadas a praticas de magia e até bruxaria, tem referencias a isso em vários filmes e series hollywoodianos.
Algumas bruxas fazem sessões espiritas, mas isso não é algo praticado comumente, pois é perigoso e cansativo para o médium.  

*Sacrifícios de Animais:
Na serie tem muitos sacrifícios de animais. Na Wicca não tem sacrifícios de animais, muitas bruxas modernas também não fazem sacrifícios, mas algumas linhas de bruxas e feiticeiras fazem sacrifícios de animais.

*O Paganismo:

De modo geral o Paganismo são todas as crenças que já existiam antes de Jesus, tem o paganismo grego, celta, romano, egípcio e nórdico (sendo esse não tão antigo quanto os outros). Os pagãos não acreditavam em Demônios, seus deuses eram a forma que eles encontraram para explicar os fenômenos da natureza, os Deuses regiam aspectos da vida, do universo e das emoções humanas. Alguns tinham vidas e comportamentos semelhantes aos dos humanos e outros deuses eram seres completamente diferentes. Os Deuses pagãos não eram malignos, eles não eram demônios.
  

*Sabrina frequenta o coven “Igreja da Noite” que é uma espécie de igreja satânica:
Algumas Bruxas realmente participam de covens e eles tem vários nomes e vários locais de encontros diferentes, com tradições diferentes.  Na Wicca e no neopaganismo de modo geral não frequentamos igrejas satânicas, e existe sim igrejas satânicas que são mais populares nos Estados Unidos.

*Bruxas e Satã:
Na Wicca e na bruxaria moderna e em ramificações da bruxaria tradicional existe a crença em uma divindade com chifres, o Deus Cornífero, que possui muitos nomes, um nome muito popular é Cernunnos.  O Deus de Chifres não é maligno, ele é o senhor das matas e dos animais, deus dos caçadores e da caça, da fertilidade, fartura e virilidade. Ele não é o diabo. Foi a igreja cristã que viu os pagãos venerando uma divindade com chifres que atribuiu esse elemento ao Diabo, Satã que significa “o opositor”.
Preciso dizer que existe a figura de Baphomet que é muito usada por ocultistas e por alguns satanistas que se apropriaram dessa imagem, Baphomet aparece em Sabrina. Baphomet é uma figura cheia de simbolismos que eu preciso falar só sobre ela em outro artigo, mas ele não é maligno, ele é cheio de significados.   

*Bruxas e o Inferno:
Na Wicca nós não acreditamos no inferno, nem em pecados, nem em punição eterna.
Muitas bruxas de outras ramificações também não acreditam em satã ou no inferno ou na narrativa criada pela igreja para assustar e ameaçar as pessoas para que obedecessem as ordens dos padres e dos reis.

*Sabrina e outros bruxos invocam demônios, alguns usam símbolos mágicos:
Organizações secretas praticam a Goetia a magia da invocação com demônios. Mas eles fazem isso com muito cuidado e preparo, além de banirem o demônio invocado, após o ritual. Demônios são seres extremamente perigosos, que podem vampirizar suas energias, te atrapalhar ou te destruir, ou fazer seus vícios e defeitos piorarem.
Demônios não são empregados dos humanos, eles não fazem nada de graça. Demônios exigem que lhes deem algo, “nada vem de graça”, “tudo precisa de um sacrifício”.

Por: Marcus Soares